Ver-o-Peso tem movimento intenso na Quarta-feira de Cinzas com início da Quaresma, em Belém
18/02/2026
(Foto: Reprodução) Com início da quaresma, aumenta consumo de peixes no Pará
A Quarta-feira de Cinzas (18) encerra o período do Carnaval e marca o início da Quaresma, tempo de 40 dias que antecede a Páscoa no calendário católico. O período, que se estende até 5 de abril, é dedicado à reflexão, conversão, penitência e jejum, segundo a Igreja Católica.
Com a tradição de abstinência de carne vermelha, especialmente às sextas-feiras, o movimento foi intenso no mercado do Ver-o-Peso, em Belém, nesta quarta-feira (18). A expectativa dos vendedores é de aumento nas vendas durante todo o período quaresmal.
✅ Clique e siga o canal do g1 PA no WhatsApp
A amazonense Gracimeire, que mora no Pará há mais de 30 anos, foi ao mercado garantir o pescado para a semana.
“Toda fé pra mim é importante… e o preço tá muito bom. Tô levando filé de pescada”, contou.
Segundo Cleiton da Costa, vendedor de pescado, os peixes mais procurados neste período são os regionais. “Dourada, filhote e pescada amarela são os mais procurados no mercado”, afirmou.
Missa das Cinzas em Belém.
Cristino Martins / OLiberal
Durante a Quaresma, o consumo de peixe aumenta, principalmente entre os católicos. A substituição da carne vermelha pela branca é uma tradição ligada à penitência e ao sacrifício, práticas simbólicas do período que prepara os fiéis para a celebração da Páscoa.
A data também marca o lançamento da Campanha da Fraternidade 2026, que traz como tema “Fraternidade e Moradia” e o lema bíblico “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14).
A proposta da Igreja é despertar a consciência sobre o direito à moradia digna, incentivando fiéis e comunidades a refletirem sobre as condições de vida das famílias brasileiras.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA