Rurópolis não registra homicídios há 150 dias, aponta balanço da Polícia Civil
06/01/2026
(Foto: Reprodução) Polícia Civil em ação no município de Rurópolis-PA
Polícia Civil/Divulgação
O município de Rurópolis, no sudoeste paraense, não registra homicídios dolosos há 150 dias, de acordo com a Polícia Civil do município. Segundo o delegado titular do município Ariosnaldo Vital Filho, o último homicídio, no caso um crime de feminicídio, foi registrado no dia 09 de agosto de 2025, quando a autoria do crime foi desvendada e o inquérito concluído e encaminhado para a justiça após investigações.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
No município de Rurópolis a parceria entre a Polícia Civil, que hoje conta com um delegado de carreira delegados de carreira Ariosnaldo da Silva Vital Filho e a Polícia Militar através da 17ª CIPM, sob o comando do Cap QOPM Augusto Garcia, tem rendido bons frutos garantindo mais tranquilidade à população e combate efetivo à criminalidade com solução dos crimes.
A Polícia Civil informou que não há notícias ou registros públicos nos primeiros dias do ano de crimes com mortes violentas, contudo há registros de crimes envolvendo violência doméstica e lesão corporal dentro e fora deste âmbito.
Polícia Civil em ação no município de Rurópolis-PA
Os casos de violência foram comunicados ao poder judiciário que decretou a prisão preventiva e determinou transferência de pelo menos dois dos autores de atos violentos contra a mulher, assim como de um foragido da justiça por crime de homicídio ocorrido em maio de 2025, que se encontrava custodiado na delegacia. O homem, que foi preso no Distrito de Divinópolis por policiais militares no fim do ano, foi transferido para uma das casas penais do estado.
“Nós realizamos muitas operações ao longo deste ano, com várias frentes de trabalhos preventivos e repressivos. Tudo isso é fruto de um trabalho das forças de segurança pública, da polícia civil, de policiais militares, policiais rodoviários federais e conselho tutelar. A gente agradece a todas essas instituições pela atuação de todos os dias. É muito importante a gente chegar a essa marca de 150 dias sem crimes violentos no município de Rurópolis", disse o delegado Ariosnaldo Filho.
Polícias Militar e Civil atuam de forma integrada em Rurópolis-PA
Polícia Civil/Divulgação
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região