Operação ‘Festas Seguras’ reforça policiamento no oeste do Pará
02/12/2025
(Foto: Reprodução) Agentes sendo instruídos sobre a operação que ocorrerá durante o período de festas
TV Tapajós/Reprodução
Começou nesta segunda-feira (1) a operação Festas Seguras, que intensifica o policiamento em todo o estado durante o período de fim de ano. No oeste do Pará — incluindo Santarém, Monte Alegre e Oriximiná — equipes da Polícia Militar foram às ruas logo cedo, montando pontos de fiscalização e reforçando a presença nas áreas de maior circulação. Ao todo, 770 policiais atuarão nos 13 municípios sob responsabilidade do Comando de Policiamento Regional 1 (CPR-1).
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O comandante do CPR-1, coronel Rodrigo Aleixo, destacou que o objetivo é manter baixos os índices de criminalidade neste período, com atenção especial ao comércio sem descuidar dos bairros. “No final de ano, a nossa preocupação é que a gente consiga manter esses números baixos. E para isso a gente vai reforçar o policiamento na área comercial, mas lembrando, reforçando também, mantendo também o policiamento nos demais bairros da cidade.”, afirmou.
Em Monte Alegre e Prainha, o 18º Batalhão da PM reuniu todo o efetivo para cumprir o reforço durante o mês de dezembro, priorizando o patrulhamento em regiões comerciais. “O 18º BPM que abrange a cidade de Monte Alegre, Prainha, também está estartando hoje, suplementando nosso serviço com mais viaturas, mais motocicletas, mais efetivo, dando enfoque principal à área comercial.”, explicou o comandante do batalhão, major Leonardo Dutra.
No município de Oriximiná, viaturas e equipes de motopatrulhamento também intensificam a atuação na área central. Segundo o major Loris Figueira, comandante do 41º BPM, o aumento do movimento no comércio exige maior atenção. “Visa garantir a tranquilidade da população nesse período festivo do mês de dezembro, onde o volume de compras no comércio é aumentado devido aos pagamentos de fim de ano, décimo terceiro. Então, a operação visa garantir a segurança e a tranquilidade das pessoas nesse período festivo.”, ressaltou.
Inicia operação 'Festas Seguras' no Baixo Amazonas
A expectativa das forças de segurança é de que a presença reforçada nas ruas ajude a reduzir crimes e garanta um período mais seguro para a população.
O coronel Rodrigo Aleixo destacou que a integração entre as instituições será fundamental. “É um esforço conjunto, na verdade, não só da Polícia Militar, mas dos órgãos de segurança e de fiscalização para que a gente possa controlar isso daí. esse fenômeno de aumento de furto, de roubo. Então, acredito e espero que o empenho e esse esforço concentrado dê resultados e a gente vai ver isso no final do mês de dezembro.”, reforçou.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região