Crianças em tratamento contra câncer recebem máscaras personalizadas para sessões de radioterapia em Santarém
06/02/2026
(Foto: Reprodução) Máscara da Rapunzel na paciente Luna Cecília no HRBA
Divulgação
Já imaginou entrar em uma nave e poder se transformar em seu personagem favorito? Homem de Ferro, Rapunzel, Homem Aranha. São tantas opções. E é desta forma que crianças em tratamento contra o câncer se sentem quando recebem máscaras personalizadas durante as sessões de radioterapia do Hospital Regional do Baixo Amazonas em Santarém, no oeste do Pará.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O projeto já é desenvolvido há alguns anos e tem como objetivo proporcionar um espaço seguro e acolhedor para as crianças que precisam ficar paradas alguns minutos para o tratamento.
As sessões de radioterapia são realizadas principalmente com crianças em tratamento contra o câncer de cabeça e pescoço. A radioterapia utiliza radiações ionizantes (raios-x de alta energia) para destruir células tumorais ou impedir que elas se multipliquem. Durante o tratamento, o paciente precisa ficar parado na máquina, na mesma posição por alguns minutos. Em alguns casos é necessário sedar pacientes crianças para poder realizar as sessões.
Mas com o projeto de customização de máscaras, esse procedimento passou a ser mais seguro e menos traumático. As máscaras termoplásticas de proteção são equipamentos obrigatório para imobilização e é moldado a partir da face de cada usuário, sendo de uso exclusivo.
Já que é de uso exclusivo, cada paciente pode escolher o personagem que mais gosta. Como é o caso da pequena Luna Cecília que vive muitas aventuras ao se transformar na sua personagem favorita: Rapunzel.
"A gente pensava que ela não ia ficar com a máscara na máquina, mas ela se adapatou muito bem. O personagem que ela mais gosta é a Rapunzel, do filme Enrolados. Aí ela pediu uma máscara que tivesse o cabelo bem grande. E ela amou. Todo dia ela pede para vir. Eu acho que essa questão da máscara ajuda, porque a criança gosta de fantasia. E colocar uma máscara com um super-herói ou outro personagem, faz ela se sentir segura. É muito importante o hospital ter essa preocupação", afirmou a mãe da Luna, Luana Greice dos Anjos Carvalho.
De acordo com o HRBA, um profissional da instituição é responsável por transformar as simples máscaras em algo que torne aquele momento mais leve e ameno para os pequenos pacientes em tratamento.
Além das máscaras personalizadas, a responsável técnica pelo setor de radioterapia da unidade, a médica radio-oncologista Patrícia Mineiro explicou que a radioterapia é indolor para as crianças, mas elas podem ficar estressadas e tensas, por isso os profissionais usam a criatividade para conquistar a confiança das crianças em tratamento e não ser necessária a sedação.
"A gente diz que vai passear na nave, que tira foto, confecciona as máscaras de super-herói, personaliza crachá, entrega certificado de coragem. Tudo para que essa criança se sinta segura e para que as sessões não precisem ser um momento doloroso psicologicamente e sim um momento de alegria, brincadeira e amizade", destacou Patrícia Mineiro.
Projeto de customização das máscaras é realizado no HRBA
Divulgação
Cada máscara é de uso exclusivo e é moldado para cada paciente
Divulgação
Veja os vídeos que estão em alta no g1
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região